V Reunião Ministerial do FOCALAL – Buenos Aires, 24 e 25 de agosto de 2011

O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, chefiará a delegação brasileira à V Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação América Latina – Ásia do Leste (FOCALAL), que será realizada em Buenos Aires, nos dias 24 e 25 de agosto.

O FOCALAL se destina a promover o diálogo inter-regional, a compreensão mútua e a cooperação entre os países-membros, reforçando a presença da América Latina e da Ásia do Leste no cenário internacional. Nos últimos dez anos, o fluxo de comércio entre a América Latina e a Ásia do Leste cresceu cerca de 450%, atingindo US$ 341 bilhões em 2010. 

O fórum reúne 34 membros – 18 países da América Latina e 16 da Ásia do Leste. O Brasil é membro desde sua criação, em 1998.

Na V Reunião Ministerial do FOCALAL, as delegações examinarão a reforma dos mecanismos de governança global, a situação econômica atual e desenvolvimento sustentável. Também serão debatidas estratégias para fortalecer a cooperação entre as regiões em áreas como comércio, educação, ciência, tecnologia e inovação.

À margem da V Reunião Ministerial do FOCALAL, o Ministro Antonio de Aguiar Patriota manterá encontros com seu homólogo da Indonésia, Marty Natalegawa. Também se reunirá com os Chefes das Delegações da China e do México.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: