“Se”

Pode ser…

Conjunção Subordinativa Condicional

Funciona como “if” em frases como

Se a Raquel quiser, estudaremos.

Conjunção Subordinativa Integrante

Em frases como

Não sei | se vou.

Pronome Pessoal do Caso Oblíquo (também pode ser me, te, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes)

Dever ser próclise em:

  • advérbio de negação
    • Não se fala palavrão.
    • Nada se transforma sem vontade.
    • De modo algum se demoverá daquela posição.
  • pronome relativo, demonstrativo, interrogativo ou indefinido
    • Isso se pede com educação.
    • O homem que me ligou não disse o seu nome.
    • Alguém lhe disse que o mundo é belo.
    • Quem me pedir um pouco, terá muito.
    • Quanto se paga num sorvete?
  • Oração optativa
    • Que se faça justiça!
  • Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM
    • Em se plantando, tudo dá.
    • Em se tratando de Raquel, dá pra confiar.
  • Advérbios em geral
    • Sempre me dediquei aos meus sonhos.
    • Aqui se fala português.
    • Talvez me encontrem mais tarde.

Deve ser mesóclise em:

  • Futuro do Presente
    • Falar-te-ei a verdade.
  • Futuro do Pretérito
    • Perdir-me-iam perdão, não o fizeram.

ATENÇÃO: Se houver alguma das prerrogativas da próclise, estas superam as da mesóclise. Portanto, deve ser “Jamais te falarei a verdade” ou “Isso me pediriam”

Deve ser ênclise em:

  • Verbos no infinitivo (sempre certa)
    • Foi um prazer recebê-lo.
  • Jamais em verbos no futuro ou no particípio (sempre errada)
    • Falarei-lhe a verdade.
    • Tinham cumprimentado-se na entrada
  • Jamais se começa frase com oblíquo
    • Pede-se silêncio.
    • Eu lhe falarei a verdade.
  • Com verbo no imperativo positivo
    • Seus bandidos, entreguem-se!
  • Com o verbo no gerúndio (se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra atrativa, ocorrerá a próclise)
    • Deixando-nos à sós, pudemos conversar.

Partícula Apassivadora (transitiva direta)

Como em…

Quebrou-se o encanto.

 

 

 

Deixe uma resposta

