G15

Estabelecido em setembro de 1989, logo após a conclusão da IX Cúpula dos Países Não-Alinhados, em Belgrado, o Grupo dos Quinze (G-15), procurou reunir número pequeno e representativo de países que pudessem vir a apresentar posição única sobre temas da agenda econômica internacional, da perspectiva do mundo em desenvolvimento. Ademais de sua contribuição aos debates sobre economia internacional, o G-15 também se plasmou em um foro para promover a Cooperação Sul-Sul.

Atualmente, são 17 os membros do G-15: Argentina, Argélia, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia, Irã, Jamaica, Malásia, México, Nigéria, Senegal, Sri Lanka, Venezuela, Zimbábue e Quênia.

A presidência do Grupo cabe hoje ao Sri Lanka, país encarregado de organizar a próxima Cúpula (2012). Além das reuniões de Chefes de Estado/Governo também são previstas reuniões de Chanceleres, em princípio anualmente.

O G-15 prevê, em seu arcabouço institucional, um Comitê Diretivo, composto por uma “troika”, formado pelos Ministros das Relações Exteriores dos países anfitriões das Cúpulas anterior, presente e futura (atualmente, Argélia, Irã e Sri Lanka). O Comitê Diretivo tem a atribuição de supervisionar e coordenar os trabalhos do Grupo. Para os trabalhos administrativos, o Grupo dispõe de um Secretariado (TSF – Technical Support Facility).

Cada membro do G-15 indica Representante Pessoal dos Chefes de Estado/Governo do G-15, que é, em geral, o Representante Permanente do país em Genebra, no caso do Brasil (DELBRASOMC). Os RPS reúnem-se com a freqüência necessária e coordenam os preparativos para reuniões de Chanceleres e de Cúpulas.

No âmbito do G-15, há um foro de natureza privada – a Federação de Câmaras do Comércio, Indústria e Serviços (FCCIS). Seu objetivo é coordenar esforços na promoção de negócios e investimentos nos países membros.

Com as mudanças ocorridas nas últimas duas décadas no cenário internacional, os países do G-15 decidiram empreender um trabalho de revitalização do Grupo, para ajustá-lo às novas realidades. O Brasil tem apoiado de forma ativa esse processo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: