Relações Regionais e Mundiais da América Latina durante a crise 30. – Resumo

As chancelarias se reformavam para atender as novas demandas.

No Brasil, duas reformas, por exemplo: serviço dipomático e consular se fundiram.

“Observar, representar e zelar por nossos interesses” – O. Aranha.

Paraguai e Bolivia tentaram arrastar Brasil ou ar Arg pra Guerra do Chaco. Mas Bra e Arg lutaram todo tempo por uma paz definitiva, agindo coordenados.

1933 -> Justo, presidente da Arg, BRA e ARG assinaram o tratado Antibélico de Conciliação e não agressão, com adesões de CHI, MEX e URU.

1935 -> Vargas viajou ao prata e visitou Montevideo e Buenos Aires, para inicar a conferência de paz do chaco, que foi bem sucedida. Brasil se comprometeu a devolver trofeus nacionais sequestrados durante a guerra do paraguai. Brasil perdoou as dividas de guerra paraguaias.

Durante o governo Vargas, a cooperação amadureceu. Vargas visitou Assunção em 41.

Com a Argentina, o comérico era tradicionalmente deficitario para o Brasil. Exportavamops mate, laranja, cafe, arroz, banana, etc, e importava 90% de trigo, farinha de trigo, e outros.

Com a boivia, a ligação ferroviaria, petroleo e fronteiras eram o principal objetivo.

Em 1937 o Brasil abandonou a politica de valorização do café.

Oswaldo Aranha queria combinar panamericanismo com americanismo.
Houve conferencia em Buenos Aires em 36 que dizia que a agressão a um pais americano atingiria os demais. Quando o Japão atacou EUA, BRA fez de tudo para ARG romper com o eixo. Mas conseguiu apenas a neutralidade. EUA se esforçou isolando e punindo este país, mas Brasil estendeu sua mão. em 43 o chile rompeu com o eixo, isolando ainda mais a ARG.

_________________________________
ENQUADRAMENTO LatAm. NA ORDEM BIPOLAR

Panamericanismo assegurou Am.Lat. do lado dos aliados na WWI, come xcessão da Arg.

No periodo, BRA foi instrumento ativo na realização dos objetivos hemisféricos norte-americanos. Não apenas participando da guerra, mas participando da construcão da ordem internacional do pós-guerra.

Antes de os EUA irem para Dumbarton Oaks, BRA foi consultado sobre a relação coma  Am. Lat. Brasil concordou com a criação de uma OI para garantir a paz à luz da filosofia aliada. OEA / TIAR.

Finda a Guerra, ARG reatou relações diplomáticas coma  URSS e abriu embaixada em Madri, junto a franco. Foi o único.

Em 46, o ministro das R.E argentinas definiu as diretrizes argentinas: adesão a boa vizinhança na america, amizade com EUA e rejeicão a praticas intervencionistas no continente.

Em 46, Dean Acherson reuniu chefes de missões diplomáticas de todas as legações nos EUA, menos argentina, para mostrar documento que comprovava envolvimento da ARG com o eixo e sua disposicão para derrubar governos dos países vizinhos, inclusive Brasil. Brasil recebeu a carta com cautela, mas incidente demonstrou a controversia da posicão argentina no mundo. “blue book”. tambem dizia que argentina visava a reconstrucão do antigo vice-reinado do prata. essa visão, extra-oficialmente, causou um rebuliço na imprensa. Peron desmentiu e lançou o “Whiteandbluebook”.

Quem começou a jogar panos quentes na situação foram Brasile  GBR. Americanos cogitavam bloqueio naval a argentina. Inserção da AmLat no pós guerra teve na Argentina, um nó.

Em 45, o acusador da argetina virou sub secretario para assuntos latino americanos.  EUA achavam que somente a queda de peron normalizaria relações coma  ARG, mas nas urnas o peronismo só fazia crescer.

Outros latino americanos bombardearam acoes americanas como o livro azul, depois do lancamento do livroazulebranco, acusando eua de intervencionaismo. esse clima de hostilidade foi-se esvaindo. Argentina tampouco queria ficar isolada.

Os dois lados mostravam disposição para a aproximação: argentina subscreveu o TIAR, em 47, + Ata de Chapultepec (delcaracao de solidariedade, em 45, precede o tiar)  + Tratado de São Francisco (o que cria a ONU)

Não queriam deixar argentina ser membro originario da ONU, e Brasil apoiou entrada argentina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: