Embaixador Brasileiro será Alto-Representante do MERCOSUL

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães foi designado pelo Conselho do Mercado Comum para o cargo de primeiro Alto Representante-Geral do Mercosul. Ex-secretário geral do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Pinheiro Guimarães será responsável pelas funções de articulação política, formulação de propostas e representação das posições comuns do bloco sulamericano, integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai como membros plenos e pela Venezuela (em processo de adesão).

Como Alto Representante-Geral, atuará ainda em áreas como saúde, educação, cultura e divulgação das atividades do Mercosul. Além disso, coordenará a implementação das metas previstas no Plano de Ação para um Estatuto de Cidadania do Mercosul. O mandato será de três anos, renovável por igual período uma única vez.

Samuel Pinheiro Guimarães terá ainda a tarefa de representar o Mercosul, por mandato expresso do Conselho do Mercado Comum nas seguintes instâncias: relações com terceiros países, grupos de países e organismos internacionais; reuniões e foros internacionais nos quais o Mercosul considere conveniente participar por meio de uma representação comum; contribuir para a coordenação das ações dos órgãos da estrutura institucional do Mercosul; manter diálogo com outros órgãos do Mercosul, como o Parlamento, o Foro de Consulta e Concertação Política, o Foro Consultivo Econômico-Social e o Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: