Patriota: Atenção especial aos sul-americanos

Eliane Oliveira e Regina Alvarez em O Globo

Em uma das posses mais concorridas até o momento, com quase 300 pessoas, o novo ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, afirmou ontem que dará atenção especial aos vizinhos sul-americanos. Em seu discurso, Patriota – que descende de um herói brasileiro na Guerra do Paraguai – indicou que manterá a política externa desenvolvida por seu antecessor, o embaixador Celso Amorim, cuja grande prioridade é a cooperação Sul-Sul. Mas afirmou que o engajamento do Brasil será cada vez mais solicitado no xadrez internacional.

Cada vizinho na América do Sul receberá uma atenção crescentemente diferenciada. Nosso destino comum exige que conheçamos melhor a História, a demografia, o potencial econômico e a cultura uns dos outros, da Terra do Fogo à Ilha de Margarita. Não se faz integração sem diálogo permanente, sem engajamento intelectual e até mesmo, eu diria, sem emoção e idealismo – disse Patriota.

Ruy Nogueira será secretário-geral

Patriota se referiu a Amorim como um amigo e afirmou que o legado do antecessor será referência histórica para a classe diplomática. Anunciou o embaixador Ruy Nogueira como seu secretário-geral e advertiu que o fato de ter adquirido “autoridade natural” para se engajar nos grandes debates e processos decisórios da agenda internacional fará com que o Brasil seja cada vez mais demandado.

– As aventuras militares e as práticas econômicas irresponsáveis que desestabilizaram a ordem internacional nos últimos anos exigem que cada participante do sistema assuma plenamente seu papel no tratamento de questões que afetam a todos, indiscriminadamente. O Brasil não se furtará a defender interesses nacionais específicos e imediatos, mas tampouco deixará de afirmar sua identidade – disse ele.

A prioridade dada à vizinhança, enfatizou Patriota, não se dará em detrimento de relações estreitas com outras nações. Tanto é assim que ele citou os Estados Unidos como um dos primeiros destinos a serem visitados pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o novo chanceler, interessa ao Brasil intensificar os contatos com a maior quantidade possível de parceiros em comércio, investimentos, política, meio ambiente e outros temas.

– Em um mundo no qual não se dissiparam ainda totalmente as dicotomias Norte-Sul, a ação diplomática do Brasil pode contribuir para a promoção de relações mais equilibradas em torno de interesses compartilhados.

Defesa do multilateralismo e da não intervenção

Essa crescente demanda à qual Patriota se referiu exigirá novos quadros na diplomacia brasileira e o melhor aproveitamento da rede de postos no exterior. O ministro enfatizou que o Brasil gera grande expectativa junto a países menos desenvolvidos da África, da América Latina, do Caribe, do Oriente Médio e da Ásia.

Ex-embaixador do Brasil em Washington e casado com Tania, americana naturalizada brasileira, há quase 30 anos, Patriota afirmou que o governo brasileiro continuará a privilegiar o diálogo e a diplomacia como método de solução de tensões e controvérsias. Disse também que permanecerá defendendo o respeito ao direito internacional, o multilateralismo e a não intervenção.

– Continuaremos militando por um mundo livre de armas nucleares, a combater o preconceito, a discriminação e a arbitrariedade e a rejeitar o recurso à coerção sem base nos compromissos que nos irmanam como comunidade internacional – disse o ministro.

Ele admitiu que algumas adaptações poderão ser feitas na política externa. Tudo vai depender de um amplo balanço dos últimos anos.

Adepto de longas caminhadas e especialista em assuntos multilaterais, Patriota tem carinho especial pelo Haiti, onde passou sua lua de mel. Defensor da integração regional, ele é visto como ponte para a reaproximação política do Brasil com os EUA e países europeus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: