HAMAS X FATAH: Guerra civil palestina.

O Hamas (em árabe: حماس, transl. Ḥamās, acrónimo de حركة المقاومة الاسلامية, transl. Ḥarakat al-Muqāwamat al-Islāmiyyah, “Movimento de Resistência Islâmica”) uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.[1]

Em janeiro de 2006, o Hamas venceu as eleições parlamentares na Palestina , ganhando 76 dos 132 assentos no Parlamento Palestino, enquanto o Fatah conseguiu 43.[2] Após a vitória eleitoral do Hamas, conflitos violentos e não violentos ocorreram entre o Hamas e o Fatah. 12 palestinos morreram e mais de 100 ficaram feridos[3][4] Depois da Batalha de Gaza, em junho de 2007, o Hamas perdeu suas posições na Autoridade Palestina na Cisjordânia, sendo substituído por integrantes do Fatah e independentes. O Hamas manteve somente o controle de Gaza. [5]

O Hamas é listado como organização terrorista pelo Canadá,[6] União Européia [7], Israel,[8] Japão[9] e Estados Unidos[10] A Austrália[11] e o Reino Unido[12] consideram como organização terrorista somente o braço militar do Hamas – as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. [13][14] Outros países, como a África do Sul, [15] a Rússia,[16] a Noruega[17] e o Brasil não consideram o Hamas como organização terrorista.

Fatah ou Al-Fatah (em árabe: فتح; acrônimo reverso do nome حركة التحرير الوطني الفلسطيني, transl. Harakat al-Tahrir al-Watani al-Filastini, literalmente: “Movimento de Libertação Nacional dos escravos liderados pelo povo da Palestina”), é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat .

É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: