FAQ – Aspectos Democráficos da Economia Brasileira

1. Relacione os aspectos populacionais com alguns aspectos econômicos:

Questões relativas à evolução da população de um país são importantes para o estudo da economia. Por um lado, a população de um país representa o potencial de consumidores deste país; por outro, parte desta população, a chamada População Economicamente Ativa (PEA) representa os potenciais trabalhadores/produtores do país.

Outras implicações importantes são as alterações na composição etária ou na distribuição regional desta população. Países com população jovem direcionam parte de suas preocupações para aspectos pediátricos e incorrem em gastos relativamente mais elevados, por exemplo, com a construção de creches e escolas. Países de população mais idosa dedicam mais recursos à Previdência Social.

Questões envolvendo a população são bastante controversas. Para os Neomalthusianos, conforme a população cresce muito, especialmente a população trabalhadora, há tendência de empobrecimento e piora nas condições de vida, dado que a produção e oferta de emprego não são capazes de crescer a taxas tão elevadas. Além disso, quando o crescimento se faz em função da expansão da força de trabalho e não de investimentos em capital, há importante limitação do progresso tecnológico nessa sociedade. Por fim, o elevado crescimento populacional provoca o rápido esgotamento dos recursos naturais, o que é extremamente problemático quando esses recursos não são renováveis. Faz-se necessário, portanto, a adoção de políticas de controle de natalidade.

Por outro lado, os críticos dessa corrente ressaltam que, quando os neomalthusianos prevêem a fome e o empobrecimento, eles não levam em consideração o progresso tecnológico, que faz com que o crescimento da renda e especialmente da oferta de alimentos possa ser feito com taxas bastante elevadas. Além disso, eles ressaltam que uma população grande e crescente significa um mercado maior para as empresas que podem, dessa forma, utilizar plantas maiores e mais sofisticadas com custos médios de produção relativamente menores, ou seja, têm ganhos de escala ou de tamanho, o que seria benéfico para a sociedade.

2. Que aspectos influem no crescimento da população de um país?

O crescimento populacional de uma região ou de um país deve-se a uma combinação de três fatores básicos:

  1. a mortalidade, que é afetada pelo desenvolvimento da medicina e da saúde pública; pelas condições socioeconômicas que afetam nutrição, habitação e educação da população; por questões institucionais, como regras sanitárias, legislação trabalhista, etc; e por aspectos culturais que influem na alimentação e na educação
  2. a natalidade (também usa-se o conceito de fecundidade que é a relaçnao entre os nascimentos e o número de mulheres em idade fértil), que é afetada pelas condições socioculturais de cada sociedade, como a religião, os valores morais/filosóficos, etc; por aspectos econômicos que, atualmente, se referem aos custos que envolvem a educação e criaçnao de um filho; e por aspectos informacionais relativos aos conhecimentos (e ao acesso) das mulheres a métodos contraceptivos
  3. o saldo migratório (diferença entre as pessoas que saem e entram definitivamente na região), que envolvem as chamadas “forças de expulsão”, que procuram dar conta dos motivos que levam as pessoas a abandonarem suas regiões de origem e as chamadas “forças de atração”, que explicam a escolha da região de destino, ou seja, do novo local de residência dos migrantes. Em geral, as razões são militares, culturais e socioeconômicas. Deve-se separar as migrações externas, que efetivamente alteram a população de uma região e as migrações internas.

3. Hoje a população brasileira é aberta ou fechada?

Quando o crescimento da população é fortemente influenciado pela entrada dos imigrantes num país, dizemos que população deste país é aberta. É fechada quando seu crescimento depende apenas do chamado crescimento vegetativo, isto é, apenas da diferença entre os nascimentos e óbitos.

No início do século, com intenso influxo de imigrantes europeus e japoneses, o Brasil tinha uma população aberta. A partir da década de 30, no entanto, as migrações externas com destino ao Brasil diminuem fazendo com que o crescimento vegetativo seja a maior parte do crescimento populacional. Logo, atualmente, a população brasileira é fechada.

4. Descreva o processo de transição demográfica brasileiro:

A partir dos anos 40, o Brasil vive um período considerado como de transição demográfica. De uma situação inicial, quando haviam elevadas taxas de natalidade e mortalidade, passamos a um quadro em que ambas as taxas declinaram. O declínio não se faz em conjunto, todavia. Inicialmente, há queda das taxas de mortalidade e só depois é que as taxas de natalidade declinam. Entre as duas situações, há uma substancial elevação da taxa de crescimento da população.

A partir de 40, a taxa de mortalidade declina por três fatores:

  1. os progressos da saúde pública, particularmente no que tange o controle de doenças epidêmicas
  2. melhorias relativas ao saneamento básico, sobretudo nas zonas urbanas
  3. aspectos educacionais relativos ao cuidado das mães com os recém-nascidos, que fizeram diminuir a taxa de mortalidade infantil, especialmente nas décadas 60 e 80

Deve ser notado que a queda na taxa de mortalidade é acompanhada por uma modificação nas principais causa mortis da população brasileira, diminuindo as chamadas doenças epidêmicas e aumentando as chamadas doenças crônicas, degenerativas e externas.

Também merece um comentário a taxa de mortalidade infantil, que é a quantidade de crianças falecidas durante o primeiro ano de vida dentro de um grupo de 1000 recém-nascidos. Apesar de declinante no Brasil, ainda é considerada elevada.

A partir da década de 60, a queda da mortalidade passa a ser acompanhada por fortes quedas na taxa de natalidade, fazendo com que o crescimento da população se reduzisse drasticamente. Isso pode ser creditado a:

  1. entrada da mulher no mercado de trabalho
  2. grande proliferação dos métodos contraceptivos
Comments
One Response to “FAQ – Aspectos Democráficos da Economia Brasileira”
  1. 7777 disse:

    tudo q eu precisava

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: