“Plante que o João Garante”

Amado de Oliveira Filho
Lá se vão quase 25 anos que o Presidente João Figueiredo anunciava um Programa de incentivo à agricultura. Idealizado pelo Ministro do Planejamento Antônio Delfim Netto, nasceu com o interessante slogan “Plante que o João Garante”, algo bastante populista. Quebrou grande parte dos médios e pequenos produtores, mas efetivamente foi dada a largada para o desenvolvimento da agricultura brasileira.
No Estado de Mato Grosso, na época, as condições de infra-estrutura de armazenagem e transporte eram piores que as de hoje, mas a produção era infinitamente inferior. Era comum depararmos com produtos armazenados a céu aberto, especialmente arroz e milho. Isto porque o Governo Federal não honrou compromissos com o segmento armazenista. Assim, produzimos e vimos muitos produtos se perderem ao relento, sob sol e chuva.
Na década de 90 o problema continuou. Quem não se lembra de Fernando Collor subindo em montanhas de arroz perdendo em Mato Grosso, durante sua campanha eleitoral? Ele ganhou as eleições, mas nada de concreto fora feito, a não ser a fusão da CIBRAZEM com a COBAL não concretizada até hoje.
(…)
—-
Sobre o Autor:
Economista, formado pela UFMT, Pós-graduado em Mercados de Commoditieis Agropecuárias pela Esalq/USP e Direito Ambiental pela UNIC. Foi Subsecretário de Estado no Governo do Estado de Mato Grosso, Diretor Presidente da Companhia de Armazés e Silos do Estado, Diretor da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, Professor de Economia em Graduação e Pós-Graduação, é Palestrante com temas direcionados ao Agronegócio e atualmente é Consultor da AOL-RURAL Assessoria e Consultoria Ltda, Produtor Rural e escreve para jornais e revistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: