Novo concurso do Instituto Rio Branco terá apenas 26 vagas

Publicada em 03/12/2010 às 18h33m

O Globo

O concurso de admissão ao Instituto Rio Branco terá apenas 26 oportunidades para cargos iniciais em diplomacia – bem abaixo do número de oportunidades desde 2006, quando foram oferecidas entre 100 e 115 vagas anuais. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi selecionado por licitação como banca avaliadora dos candidatos aos cargos. O processo de seleção deve acontecer nos próximos meses, mas o edital ainda não foi publicado. Há um projeto de lei em trâmitação na Câmara, não contemplado, que propõe a criação de 400 novos postos para diplomatas.

Segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, não se trata de uma resolução de diminuir o número de vagas e sim um retorno ao patamar normal. Isso porque, até 2005, eram oferecidas anualmente 30 vagas anuais que permitiam apenas cobrir o número de diplomatas que se aposentavam, deixavam a carreira ou morriam todo ano. Não ampliavam o quadro. Em 2006, houve um redimensionamento dos cargos da carreira de diplomata, efetivado pela lei 11.292, que criou 400 novas vagas. Segundo a lei, o provimento dos cargos deveria ser feito de forma escalonada – o que foi feito até o ano passado.

Em julho deste ano, o governo enviou para a Câmara projeto de lei (PL 7579/2010) que cria outros 400 cargos para diplomata e mais 893 de oficial de chancelaria. A justificativa seria a abertura de novos postos diplomáticos em outros países – desde abril de 2006, foram criadas 23 embaixadas, duas delegações e 13 repartições consulares. Atualmente, há 1.397 diplomatas no quadro do Ministério das Relações Exteriores e 849 oficiais de chancelaria em atividade. Os novos cargos seriam preenchidos a partir do ano que vem, 100 por ano para diplomata e 125 por ano para oficial de chancelaria. Porém, o projeto de lei ainda aguarda parecer da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Ano passado, o concurso teve 8.869 candidatos para 108 vagas – em média, 82 candidatos para cada oportunidade. A expectativa é que, com um número de postos menor, a concorrência fique ainda mais acirrada. Hoje, o salário inicial de um diplomata brasileiro é de R$ 12.413 – vencimentos de um terceiro-secretário, o cargo mais baixo na hierarquia do Itamaraty, de acordo com ADB (Associação dos Diplomatas Brasileiros). No posto mais alto, o de embaixador, a remuneração é de R$ 17.347.

O concurso terá quatro fases divididas entre provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, de História do Brasil e Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Economia, Direito e de Direito Internacional Público, além de exames escritos de espanhol e francês.

Para quem pretende prestar o concurso, o diplomata Marcio Rebouças, assistente do diretor-geral do Instituto Rio Branco avisa: o funcionário do serviço exterior brasileiro deve ter interesse em questões internacionais e ser dedicado à promoção dos interesses do Brasil no exterior:

– Valorizam-se os profissionais que saibam trabalhar sob pressão, sejam atuantes e saibam ser pró-ativos em um ambiente de trabalho formal. Não há área específica de formação exigida, com a única ressalva da necessidade de curso superior completo. Na verdade o Ministério entende que a diversidade é enriquecedora, de forma que estimulamos profissionais de todas as áreas a buscar a carreira diplomática – informou Rebouças.

Anúncios
Comments
One Response to “Novo concurso do Instituto Rio Branco terá apenas 26 vagas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: