Lula critica déficit de legitimidade global

18/11/2010 14h09 – Atualizado em 18/11/2010 14h09

Para Lula, falta ‘legitimidade’ aos ‘mecanismos de governança global’

Presidente voltou a defender reforma no Conselho de Segurança da ONU.
Ele recebeu o presidente da Zâmbia, Rupiah Banda, no Itamaraty.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quinta-feira (18), em discurso de brinde oferecido ao presidente da Zâmbia, Rupiah Banda, uma reforma nos organismos internacionais. Segundo Lula, falta legitimidade aos “mecanismos de governança global”, como a Organização das Nações Unidas.

“Na década de 60, lutávamos contra os resquícios do colonialismo. Hoje, é o déficit de legitimidade dos mecanismos de governança global que se sobressai”, afirmou, no Itamaraty. Para Lula, é preciso ampliar a participação de países em desenvolvimento no Conselho de Segurança da ONU.

“Em um mundo independente, precisamos de instituições mais democráticas e soluções mais equitativas. Urge atualizar a composição do Conselho de Segurança das Nações Unidas com vistas a refletir a realidade do nosso século”, defendeu.

De acordo com ele, a cooperação com países do hemisfério sul é o caminho para “um mundo mais justo”. O presidente ressaltou o incremento das relações diplomáticas do Brasil com países sul-americanos e com a África. “O multilateralismo e a cooperação Sul-Sul são nossos instrumentos na construção de um mundo mais justo. […] Verifica-se, no contexto da crise, um deslocamento do dinamismo econômico em direção ao sul.”

O presidente também defendeu a adoção de políticas de inclusão social como forma de combater crises financeiras. “Em meio a turbulências da crise financeira mundial de 2008, comprovamos que políticas públicas de incorporação econômica das massas não só funcionam, como constituem a base do crescimento sustentável”, disse.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: