Interesse do Brasil na África II

Bom, já que saiu na Monocle que o interesse do Brasil vai de Brazzaville (esse nome é sensacional) até o Marrocos, então levantei algumas informações sobre esses lugares.

África Ocidental

A África Ocidental é uma zona heterogênea tanto no plano climático quanto no placo ecológico. Com o Sahel ao norte (região semi-árida que faz fronteira com o deserto do saara, tem vegetação particular, vide foto), as savanas no centro e as zonas tropicais húmidas ao sul.  São 250 mi de habitantes, mais da metade na nigéria, em 250.000 essa população deverá ser de 450.000 habs.  O PIB médio da região é de 600$ per capta. A África do Oeste é tradicionalmente ligada à Europa, e diversificou seus contatos no século XXI, se aproximando principalmente dos países emergentes da Asia e os países petroleiros. A região se beneficiou da alta do preço das matérias primas em 2008 e dos financiamentos exteriores. No entanto, os desafios se acumulam, sendo a explosão demográfica um dos maiores, junto com o desordenamento urbano e o desenvolvimento sustentável. A região do Sahel já tem sofrido stress hídrico e o risco de desertificação.

Os povos da savana se ligaram ao Islamismo so século XI, enquanto os povos da costa sofreram influência européia desde o século VXI com as grandes navegações. Grandes impérios antigos existiram na região. Ghana foi uma potência do século VIII ao VII, O império Songhai, Kanem, Benin, d’Ifé Oyo e Bornou.

Exploradores, missionários e comerciantes chegaram antes dos militares. No século XIX, a região foi o principal local de expansão do império francês e britânico. Somente Guiné e Cabo Verde eram portugueses. O Togo foi alemão até 1914 e a Libéria (Capital Monróvia), era zone de influência americana. A conferência de Berlim de 1884-1885 definiu as fronteiras da divisão entre as potências.  A AOF, África Ocidental Francesa, foi criada em 1895 com a capital em Dakar e tinha um governo central. Esse conjunto desapareceu no momento da independência. No referendum de 58, nenhum dois paises quis continuar a organizacão da AOF com excessão da Guiné.

A colonizacão inglesa se baseava em Nigéria + Ghana + Serra Leoa. Os sistemas coloniais (direto ouindireto) também teriam influência sbre a organização poliítica desses estados no pós independência.

O processo de integração regional continua limitado. O UEMOA -> União Monetária do Oeste da África tem 7 países: Senegal, Mali, Niger, Burkina Faso,  Costa do Marfim, Togo, Benin e Guiné Bissau. Somente essa última fala português, e não francês.  A integração monetária se dá com o BCEAO, também há uma união aduaneira e um Direito Empresarial comum, regulado pelo OHADA. O CEDAO é uma comunidade econômica que engloba os 15 países da região e tem um ambicioso projeto de integração.  Essa é sem dúvidas a zona mais urbanizada da Africa Subsahariana, mas é marcada por diferenças culturais gritantes, além de conflitos, como os de Serra Leoa, Libéria, Guiné-Bissau, Costa do Marfim.  As forcas do ECOMOG, Economic Community of West African States Cease-Fire Monitoring Group, de 90, não consegue trazer a paz à região mesmo quando os interesses dos países convergem.

De qualquer forma desde o início do séc XXI os paises da região viram cair a intensidade de seus conflitos.  As taxas de crescimento tem se mantido em 5% ao ano, apesar das tragetórias diferentes. Os antagonismos étnicos e religiosos, as disparidades sociais, regimes politicos, jogos politicos ligados a petroleo e mineirais estratégicos e corrupção continuam sendo fatores de instabilidade.

Alguns estados são falidos ou estão em situação extremamente frágil, como Liberia e Serra Leoa, nascidos da devolução de escravos americanos, onde os voltados e os nativos acabaram virando grupos étnicos diferenciados.

Guiné-Bissau e Guiné, narco-estados, vivem intensa instabilidade política.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: