Guerra do Golfo

Na noite de agosto de 90 o exército iraquiano atravessou a fronteira do Kuwait. 6 dias depois Saddam Houssein anunciou a anexação do Kuwait pelo Iraque.

Independente em 1932, em 38 o Iraque já reinvidicava soberania sobre o território do Kuwait, protetorado inglês desde 1899. O Kuwait se torna independente em 61 e em 63 o Iraque reconhce sua independência.

Em 88 o Iraque sai do conflito Irã-Iraque, em que em nome do mundo árabe, ele se lançou contra o inimigo persa.

A invasão do Kuwait foi condenada pela comunidade internacional. O conselho de segurança adotou a resolução 661, sobre boicote de atividades militares, financeiras e comerciais com o Iraque. A Arábia Saudita aceita ques os EUA usem seu território para servir de base para seus soldados.

Saddam Houssen falha na sua tentativa de dividir seus oponentes, seus apelos de que essa era uma extensão dos conflitos árabe-israelenses ou de que essa era uma guerra santa ecoam no vazio. Ele também recusa todas as tentativas de mediação. O CS da ONU passa então a resolução 678, autorizando todos os meios necessarios para que o Iraque evacue o Kuwait. Essa foi a operação “tempestade no deserto”.

O exercito iraquiano era o quarto maior do mundo. O ataque ao iraque começou com um bombardeio aéreo, e o Iraque respondeu bombardeando Israel e a Arabia Saudita. Alguns meses depois, assinou o cessar fogo (res. 686), que obrigava o Iraque a devolver o territorio do Kuwait.

A guerra do Golfo demonstou a predominancia diplomatica, militar e tecnologia dos Estados Unidos. Eles conseguiram legitimar no conselho de segurança seu desejo de intervenção e afirmaram seu leadership sobre a região.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: