Guerra da Coréia

A guerra da Coréia fala muito sobre a Guerra Fria. Ela explode num pais que nunca antes interessou EUA ou URSS.

Livre da colinização Japonesa (desde 1910), Coreanos viram a instalação de americanos e soviéticos separados pelo 38º paralelo. Pouco a pouco dois embriões de estado se constituem. No início de 49, EUA e URSS retiram suas tropas.  De linha de marcação provisória, o 38 paralelo se transforma em cortina de ferro.

(Os aliados decidiram na conferência de Potsdam que dividiriam a Korea, sem consultar os coreanos, contradizendo o que tinha sido anteriormente decidido na conferência de cairo. Eles foram parar lá lutando contra os japoneses na II guerra mundial e o território foi considerado espólio de guerra.)

Em janeiro de 50, Dan Acheson divulga a linha de defesa americana no pacífico, excluindo a coréia. Os norte-coreanos entendem isso como uma oportunidade de agir e reunificar as coreias. Os estados unidos convocam uma conferência e, com a ausência da URSS que estava fazendo boicotes, por conta de taiwan, em vez de pekin, ocupando o assendo permanente no conselho de segurança, consegue aprovar a guerra da coreia.

O primeiro ministro indiano Nehru, fazendo o intermediario,  propõe a Stalin e Truman que a china popular seja aceita na ONU em troca da paz na coréia, mas os americanos rejeitam.

No 7 de outubro, as forças da ONU, essencialmente americanos, atravessam o 38 paralelo. A china envia bihões de voluntários  EM junho de 51 as negociações começam e duram 2 anos. Uma convenção de armistício é assinada em 53 e uma zona desmilitarizada separa os dois países, que oficialmente continuam em guerra até hoje.

Este foi o primeiro conflito da era nuclear e muitos pensaram que fosse resultar no fim do mundo. Também corresponde ao auge do anti-comunismo (Macartismo) nos EUA. Serbiu tambem para acelerar a integracão da RFA e a criação da OTAN.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: