Divisão da Alemanha e Muro de Berlim

Perto da derrota do estado nazista, a Alemanha é gerida pelos aliados e é dividida em 4 zonas. Berlim está inteiramente situada dentro da zona soviética, porém é dividida do mesmo modo. Americanos, Ingleses e Franceses reuniram suas zonas em uma, e essa é a base da nova Alemanha,, em junho de 1948, juntamente com sua nova moeda, o marco alemão. Os soviéticos anunciam um bloqueio em torno do setor ocidental de Berlim e a comuniação terrestre é interrompida. Berlim Ocidental está isolada e os ocidentais acreditam que o objetivo dessa manobra soviética é controlar Berlim inteiramente, O ocidente faz então uma ponte aérea para abastecer a região que dura praticamente um ano. A partir daí, se a Russia realmente quisesse anexar Berlim, teria que dar o próximo passo violento, mas em maio de 1949 ela suspende o bloqueio.

Em 49 os estados ecidentais formaram a RFA enquanto que os orientais formaram a RDA. Em 1954, a RFA tem sua soberania reconhecida ao entrar para a OTAN. Em contra partida RDA entra para o Pacto de Varsóvia em 55.

De 1945 até 1961 3,5 mi de cidadãos da RDA se mudaram para a RFA, o que desagradava. Numa noite em 61, os sovieticos construiram um muro separando RDA de RFA. O muro caiu em 89 em silêncio de ambas as partes e marcou o fim das disputas leste / oeste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: