Crise dos Mísseis em Cuba

O mundo nunca chegou tão perto da guerra nuclear quanto na ocasião da crise de Cuba, que acabou por marcar o início da Detente. Ois dois grandes, nessa ocasião, fuzeram de tudo para deixar suas arrogâncias estratégicas-ideológicas de lado e evitar o confronto direto.

Fidel Castro tomou o poder em 59 e põe em prática uma política nacionaista que irritam os americanos, que estavam acostumados a ver Cuba como um protetorado. Depois da suacionalização da maior parte dos interesses americanos, Washington decreta um embargo à Cuba em 60.

Em 61, a CIA desembarca anti-castristas na baia dos porcos, um dos grandes fiascos americanos, a população cubana defende Castro que se decalra leninista e se aproxima da URSS.

Em outubro de 62, um avião espião americano vê mais do que gostaria e prova a existência de arsenal nuclear na ilha. O dilema se impõe: fingir que não viu ou intervir. Como convencer Moscou a retirar seu arsenal? Uma operação militar é projetada, mas corre o risco de provocar a ira soviética e a 3 guerra mundial. A solução encontrada foi o bloqueio de cuba para impedir que os navios sovieticos desembarcassem ainda mais bombas, alem de um ultimato pedindo que as instalações fossem desmanteladas. Krutchev declara que o bloqueio viola o direito internacional, e diz que a URSS não está usando violencia, e que não será ela a iniciar a violência, para os americanos pararem de se impor violentamente. Esse comunicado significa que a URSS não quer a guerra, e propõe o demantelamento das bases americanas no extrangeiro em troca do desmantelamento da base em cuba. É inaceitavel. No final, Cuba retira os misseis em troca da retirada de Thor e Jupiter no Reino Unido e Turquia. Castro fica furioso, afinal, os dois chegaram a todas essas conclusões sem ao menos consulta-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: