Crise de Suez

A primeira manisfestaçãpd e aliança soviéto-americana aconteceu em 1956, durante a guerra de Suez, um dos conflitos mais breves da história. Seus efeitos, porem, foram duráveis. França e inglaterra, vencedores militares, foram diplomaticamente humilhados. Nessa ocasião, o Terceiro Mundo corfirma sua entrada na cena internacional.

O nacionalista árabe Nasser toma o poder no Egito em 52. Os americanos se recusam a fornecer armamentos, então eles se viram para a URSS, que pretende se aproximar do oriente próximo. Washinton então anula suas verbas destinadas a construção da barragem de Assouan. Para mostrar que o egito não é o play dos americanos, Nasser nacionaliza o canal. As principais vítimas, porem não foram os EUA, mas sim França, detendora da maior parte dos ativos, e Reino Unido, principal utulizador do canal. Israel, que se inquieta com os investimentos militares do Egito de Nasser,  propõe um plano para esses dois países. Israel ataca o Egito militarmente armado pela frança. França e Reino Unido, entendendo que o canal está em perigo com esse ataque Israelense, envia um ultimatum à Nasser dizendo a ele que desmilitarize a zona do canal, porquê ela será ocupada. Com esse ultimato, Israel ocupa o Sinai, o que obviamente Cairo não aceita. A França e o Reino Unido intervêm.

O presidente Eisenhowaer não curtiu nem um pouquinho porquê não foi informado das intenções inglesas e francesas. Moscou protetor do Egito também desaprova. Em uma carta, a URSS diz que está pronta pra se usar dos mais modernos e nucleares meios para devolver a região ao Egito, Eisenhower manda uma carta dizendo a França e Inglaterra que não tem nada a ver com isso.

A partir de então, Franca e Inglaterra aprenderam que a Otan só serve para lutar pelos interesses americanos, e que esses países não podem contar com ninguém para nada.

Anúncios
Comments
One Response to “Crise de Suez”
  1. Manoel Giffoni disse:

    França magoadíssima até hoje! kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: