Movimentos Migratórios

Os movimentos migratorios estão na origem da povoacão de todas as regiões do planeta e fovoreceram a aproximação entre diferentes culturas.

As grandes nações se constituiram graças aos movimentos migratórios. Tambem esão nessa categoria os movimentos de exodo, onde não apesas existem aqueles procurando alguma terra prometida, mas também aqueles fugindo de zonas indesejáveis. Mais que fenômeno economico e social, as migracões são consideradas hoje uma questão política maior, e há diversos debates e propopostas de regulamento em jogo.

Entre 1970 e 2000, a migração explodiu. O que eram 2,5 milhões de pessoas por ano se tornou 20 mi de pessoas por ano. As vezes, o pais anfitrião está passando por dificuldades semelhantes, como no caso da migracão de certos paises de africa para seus vizinhos.

A facilidade de transporte aumentou o atrativo da migracão para os paises ricos no norte e o numro de imigrantes clandestinos aumenta vertiginosamente nas decadas recentes. Esses imigrantes acabam virando um problema para o estado que os recebe, pois eles tem dificuldades de se integrar e icam excluidos da rede de seguranca social, i.e escola, saude, etc.

Os paises do terceiro mundo são as principais zonas de embarque. Paises muito grandes como o Brasil ou a china vêem a migração acontecer dentro de seu territorio. Na europa, o fim da guerra fria intensificou a emigracao de europeus do leste para a europa ocidental.

Mais que as questões de violência e insegurança, a principal razão das migrações e economica. As grandes migracoes do mundo foram motivadas pela miseria, como a imigracao irlandesa nos EUA. Outra dierenca, eh que as migracoes por causa economica sao permanentes, e as politicas, temporarias.

É assim que alguns estados acabam perdendo suas principais cabeças, que, depois de conseguir formar engenheiros, etc, acabam perdendo essa parte da poplaçnao que emigra para outras partes do mundo em busca de melhores oportunidades. É preciso que os paises em desenvolvimento consigam fixar em seu terrritorio esses individuos para conseguirem se desenvolver plenamente.  Se as desigualdades estão na origem das migrações, podemos associar o boom das migrações com um boom das desigualdades no mesmo período.

Quando as migrações tem raizes politicas, falamos de refugiados. Essa é uma parcela da população perseguida por sua raça, cor, credo, grupo social ou convicções políticas.

A crise kosovo foi revelada pela enorme quantidade de refugiados em busca de territorios menos hostis. Essa crise humanitaria lançou essa questão nas primeiras páginas dos jornais e conseguiu enorme reação da comunidadade internacional, que levou no final do dia a autonomia da provincia do kosovo do restante da ex-iuguslavia. O exemplo do Darfur é semelhante e também cabe aqui.

No final dos anos 70 a moda eram os boat people, entre vietnam e camboja. Ruanda também pode ser lembrado como um dos casos mais significativos recentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: