As Diasporas

Diáspora é uma comunidade de pessoas ligadas pela cultura e origem comuns, dispersos pelo mundo, guardando na consciencia os valores específicos que partilham. A caracteristica essencial é a manutenção da identidade original ou um “mito do retorno”.

As diasporas mais conhecidas são a irlandsesa, a italiana, a armena, africana, chinesa, indiana, vietnamita, palestina e libanesa. Para alguns grupos, o peso das diásporas é determinante.  Os irlandeses e libaneses tem uma parte mais da população fora do pais de origem do que dentro.

Na origem, o termo diaspora servia para designar o fenomeno da dispersão dos judeus no mundo, quando se espalharam fugindo da perseguicão durante a idade média.

Os exilios forçados de comunidades foram numerosos na historia do homem e inflienciaram frtemente a ordem mundial.

Um dos exemplos simbolicos da diaspora contemporânea é a dispersão do povo palestino sem estado-nação.  Coma  criação do estado de Israel e a primeira guerra árabe-israelense, metade da população palestina saiu da região sob o status de refugiados.

Em 2005, eram 4.4 milhões de palestinos refugiados, que continuam em exílio até hoje, espalhados por Jordânia, Líbano, Síria, Egito, Kuwait, e também fora do oriente médio, na América do Norte, e na Amaérica Latina, principalemnte Brasil e Chile. Esses fluxos populacionais pesam sobre a estabilidade política de certos países, Jordânia e Líbano particularmente.

Para os membros da diáspora o estado originário vira uma lenda, com uma representação quase mítica. Os fatos fundadores da diáspora também são integrados à memória coletiva das comunidades dispersas.

Elas tem coerencia cultural, economica e religiosa, e as vezes tentam elaborar projetos identitários, inventando novas tradicões. Quando no extrangeiro, exacerbam suas caracteristicas identitárias e se cercam de escolas, associacões e partidos políticos que respondam as suas necessidades particulares, e costumam manter sua coesão por muito tempo.

As dieasporas podem ser um fator geopolítico maior. São iuma extensão de um estado e exporta a identidade nacional. Os paísesjá entenderam a importancia estratégica de suas dieasporas pelo mundo, e alguns se financiam por elas, pois a ligação não é rompidas.

Algumas diásporas são tão imporyantes que conseguem influenciar as decisões em países tão gigantes como os EUA. A adesão da polónia a OTAN foi acelerada pela pressão da comunidade polonesa nos EUA. Ao mesmo tempo, as diasporas podem ser fator de desestabilização demográfica e social, e pode servir de pretexto para ressurgencia de orgulhos nacionalistas das populações anfitriãs.

Se bem aproveitadas, podem gtrazer grandes vantagens econômicas, aproximando regiões e aumendo comércio, invetsimentos, trocas e mercados. A globalizacão da economia valorizou a dieaspora indiana, chinesa, armesa de judia. O repatriamento dos beneficios do trabalho no exterior pode ser fundamental para economias frágeis. Na Armenia, a balança de coemrcial se mantém com os recursos enviados pela diaspora, que chega arepresentar mais do dobro dos investimentos governamentais.

Nos EUA, a diaspora italiana tem um peso considerável sobre a economia. Na índia, o “Alto Comissariado da Diáspora Indiana”, orgão que regula o fenômeno, define políticas quanto a eles. O objetivo ee transformar os membros da diaspora em embaixadores da india, transferindo suas competecias e tecnologias, diferentemente da diaspora chinesa que, apesar de numerosa, é bastante discreta no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: