FATORES DE PODER

Comunicação, Informática e Cultura

A Televisión del Sur (TeleSur) é uma rede de televisão multi-estatal (ou seja, de vários governos) pan latino-americana com sede na Venezuela. Iniciou suas transmissões em 24 de Julho de 2005, aniversário de nascimento de Simón Bolívar. O canal, cujo lema é “Nuestro Norte es el Sur” (Nosso Norte é o Sul), foi criado numa parceira que é financiada pelos governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai.

A Telesul ou teleSUR, em castelhano, é um canal televisivo que “nasce de uma evidente necessidade latino-ameircana: contar com um canal que permita a todos os habitantes desta vasta região difundir seus próprios valores, divulgar sua própria imagem, debater suas próprias idéias e transmitir seus próprios conteúdos, livre e equitativamente”.

A Telesul é uma iniciativa do Presidente Hugo Chávez, da Venezuela, junto aos governos de Cuba, Argentina e Bolívia, que visa dar uma alternativa comunicacional para toda a América Latina e Caribe, em resposta à hegemonia das grandes corporações americanas, como a CNN e outras emissoras que transmitem em espanhol, desde Miami e Atlanta.

O novo canal possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Cidade do México, Montevidéu, Bogotá, Caracas, Porto Príncipe e Washington. O Brasil dará apoio logístico à nova TV e prevê-se troca de matérias entre a TeleSUR e o futuro canal internacional brasileiro.[1] Em maio de 2009, por conta de uma reforma administrativa do governo venezuelano, a Telesur fechou as sucursais de Brasília, Cidade do México e Estados Unidos.[2]

A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New Skies Satellite) 806. Para receber o sinal da TeleSUR em forma gratuita é necessária uma antena parabólica de 2,4m de diâmetro e um IRD (receptor-decodificador) compatível com DVB. O sinal é transmitido 24 horas por dia.

A Telesul ainda está em processo de amadurecimento, mas já sofre represálias por parte do congresso norte-americano, através do congressista republicano da Flórida Connie Mack. Mack, três dias antes da inauguração da Telesul, elaborou um projeto de lei que já foi aprovado pela Câmara dos Representantes e aguarda aprovação do Senado americano, visando obrigar o governo de seu país a gerar interferências no sinal de transmissão por satélite da Telesul.[3] O objetivo seria evitar uma suposta propagação do antiamericanismo, que viria a ser promovido pelo canal. Chávez declarou que se essa lei americana for aprovada, tomará medidas técnicas para neutralizar seus efeitos, o que poderia iniciar uma “guerrilha eletrônica”. Os opositores de Chávez acusam a Telesul de ser uma Al Jazira latino-americana.

Meet Telesur

Dominação Política e Cultural

To master os vetores de informação é um desafio estrategico maior. Além da influencia politica que oferece, é um importante meio de difusão de modelos culturais, principalmente no ocidente, principalmente dentro da estrategia americana. Os paises em desenvolvimento, membros da Unesco, entenderam tudo. Desde os anos 70, eles denunciam os riscos do imperialismo cultural, e tentam instaurar regras regendo a nova nordem mundial da informação e da comunicação. Mas as fortes diferenças entre as partes não permitiu que o assunto saisse do debate.

No setor tradicional da televisão e com a multiplicacão dos satélites na década de 90, foi possivel que a populacao assistisse outros canais alem das ofertas nacionais. esses canais possibilitaram um outro olhar, fornecendo programas e canais por exemplo feitos sob a otica do imigrante.

A Al-Jazeera era uma pequena rede de qatar fundada em 1995 que ganhou escala global graças aos investimentos massivos e as entrevistas exclusivas com Osama Bin Laden no pós 11 de setembro. Essa cadeia de tv, competindo com bbc e cnn, tinha um aproach mais centrado nas preocupacões arabes, enquanto que mais livre do que os canais nacionais arabes.

Al Jazeera entrevista Misnistro das RE Iraniano sobre o “Energia Nuclear para Todos”.

A Telesur é uma versão latino-americana do mundo e a France 24 oferece a visão francesa do mundo.

DOMINAÇÃO ECONOMICA E CONCENTRAÇÃO

Os estados unidos controlam 90% do mercado de midias no mundo e 95% das imprensas italianas são de silvio berluscone, alem da maior parte dos canais de TV. Para controlar essa dominação oligopolistica, certas estados como o Canada reagiram. No Canadá é proibido uma concentração midiática ter mais de dois tipos de mídia por mercado. (Ui)

Face a esses riscos, os consumidores se organizam para difundir informações alternativas. A internet permite ao cidadão participar da geracão de informação. Um exemplo é o blog Ficha’s Marra, que divulga não apenas a RI do Edital do CACD, mas também o RI francês, como no presente especial. São mais de 50.000.000 de blogs no mundo (2x a qtd de russos mortos na II guerra), sendo mais de 1.000.000 na chine a mais de 100.000 no Irã. (Alguém lembra do blog de bagdá, que virou livro?). As midias tradicionais ja se asociam a blogueiros, ninguem nega qude o jornalismo blogueiro está em expansão.

Cyber Junventude do futuro no Marrocos.

A internet é a nova mídia de massa. Por todo lado as pessoas ficam menos tempo na frente da TV e mais tempo na frente do computador (eu que  diga), obrigando as mídias tradicionais a se adaptar. O celular também está roubando a cena televisiva.

Os EUA foram, claro, os primeiros a se beneficar da explosão web. Os sites mais visitados do mundo são americanos: microsoft, google, yahoo, facebook, etc.

Essa revolução das comunicações se extendeu progressivamente a alguns paises do sul. A india eh segundo pais do mundo que mais forma engenheiros informaticos, alem de sediar muitas empresas de telemarketing.

Na Africa, um computador continua sendo um investimento conideravel, equivalente a 10 anos de salarios. O preco e então o limitador. Algumas empresas lançaram recentemente o computador de 100$ como tentativa de diminuir as desigualdades de acesso a informacao intertica. Essa fossa numerica tambem se encontra no interior de cada nacão, onde alguns tem acesso a computadores enquanto outros não.

Lembrando apenas que metade da populacao do mundo nunca fez ao menos uma ligação telefonica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: