FATORES DE PODER

As forças demográficas.

Os paises superpopulosos eram considerados como aqueles que tinham uma disponibilidade de braços militares importante frente aos seus adversários. A I e a II guerra mundial mostrram que é vital dispor de uma populacão numerosa para resistir as pesadas perdas dos conflitos. A URSS, com 25.000.000 de mortos é o maior exemplo.

Depois de então a problematica demografica começou a ser vista com outros olhos, a partir do momento em que tecnologia passou a ser mais importante do que superioridade numerica de efetivos.

Superioridade demografica tambem nao tem nada a ver com dominação politica. Na AG da ONU, um pais é um voto, independente do tamanho da população. Ainda assim, o que faz um pais estar ou não no CS também não são os fatores demograficos.

Modificacões no equilibrio interno podem encorajar atritos identitarios e servir de estopim para conflitos. O Kosovo, provincia da servia com maioria albanesa é uma exemplo. No norte do iraque assistimos as reinvidicacões kurdas.

Para Israel, sua sobrevivência está ligada a seu crescimento demografico. Dado que os árabes serão maioria em Israel em 20 anos, resta expulsá-los ou entender que os judeus serão minoria na região, o que significará que esse lance de “estado judeu” não faz sentido nenhum.

Nos estados-unidos, os latinos sao a minoria mais importante e são mairia em diversas cidades. As questões de cidadania e de lingua estão em pauta, e os latinos tem suas proprias midias em espanhol e exigem que o espanhol seja ensinado nas escolas.

Uma população enorme  é considerada uma desvantagem, pois custa muito caro fornecer luz, agua, esgoto, escola, urbanização, transporte, e etc, para todos. A maior parte dos paises muito populosos está localizada entre os paises sobdesenvolvidos (cansei de usar em desenvolvimento. chega de hipocrisia. depois vou mudar para “paises com outros valores” ou “paises que usam outras moedas”.)

A India e a China, alguns dos pais populosos, tem politicas agressivas de controle de natalidade para diminuir o crescimento de sua populacao. O lado bom é que esses paises tem mao de obra abundante e conseguem absorver grandes producoes em seu mercado interno. Aliado a outros fatores, populacao grande pode trazer crescimento economico: recursos naturais, organização trabalhista, sistema economico, estrategias comerciais e indstriais, etc.

No norte, o envelhecimento da população está levando a mudancas em termos de educacao, emprego, protecao social, etc. O envelhecimento da população é um grande fardo economico para esses paises.

Para os paises em desenvolvimento, onde as crianças de menos de 15 anos representam mais de 40% da população, o problema é outro. Esses paises estão passando agora pela “transição demográfica”, quando a mortalidade infantil cai e a expectativa de vida aumenta, sem diminuição do numero de filhos por mulher. Esse é o fator que mais contribui para o crescimento da população global hoje.

O problema aqui é de carater humanitário: A FAO estima que existam no mundo hoje cerca de 700 milhões de pessoas subnutridas com fome. O caso da áfrica subsahaariana é preocupante. A projeção é que de a fome nessa regiao caia de 197.000.000 para 183.000.000 em 2030.

Se as fomes persistem no mundo, elas são principalemte feitos da guerra e de conflitos e tensões regionais. É central melhorar os meios de distribuição de alimentos e encontrar maneiras sustentaveis de aumentar a producao de alimentos no mundo para as crescentes proximas geracoes.

As disparidades economicas tambem sao um desafio. O PIB per capta dos habitantes da OCDE é 5 vezes maior que a media muldial e 25 vezes maior que os paises intermediarios.

Em 2006 a ONU recenseou 191.000 de imigrantes no mundo, que enviam parte de seus ganhos de volta para seus paises de origem. De acordo com o banco mundial, esses montantes chegam a  mais de 200 bilhões de dollares, que representa mais do dobro da ajuda financeira que os paises em desenvolvimento recebem.

A causa principal da emigracao eh o desespero por melhores condições de vida, e a falta de mao de obra nos paises do norte e a falta de opcoes nos paises do sul deverão continuar inspirando movimentos migratorios no mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: