FATORES DE PODER

Poderio Militar

Historicamente, é o mais importante fator de poder. Condicionava a sobrevivência ou não de um estado ou entidade politica por ele protegida.  Antes do século XX, a guerra era um meio legal e legítimo de fazer política e regular as diferenças entre diferentes estados soberanos. As que não tinham um poderio militar simplesmente desapareciam ou se submetiam a quem tivesse.

Com o fim da guerra fria, o desaparecimento da ameaça soviética e a emergência de outras ameaças ( mafias, problemas ambientais,  trafico de drogas, terrorismos, zonas cinzas, conflitos étnicos), contra as quais exercitos não funcionam, reduziu-se a importancia do poderio militar como fator de poder.

Dentro dessa corrente de pensamento, em voga desde a decada de 90, um pais que der importancia demais ao setor militar e estará perdendo a oportunidade de investir em setores mais dinâmicos e rentaveis civis que correspondem melhor aos criterios de poder contemporanios.

No entanto as guerras não deixaram de existir no mundo, elas ainda existem, e são localizadas, e nessas cituacoes, poderio militar e contingentes de exercio, marinha e aeronautica continuam sendo decisivos. No entanto pode-se dizer que a potência militar mudou muito. Hoje em dia, é muito mais importante ser capaz de desenvolver e adquirir as mais modernas tecnologias do que quantidade de homens. (será?).

Os EUA investem sozinhos cerca de 50% do que é investido em defesa no mundo. Isso traz em duvidas vantagens enormes em termos de influencia mundial e de manutencao de mercados em paises clientes.

Em termos de potencia, a Uniao Eropeia não tem condicoes de competir com os EUA em praticamente nenhum dominio (economico, militar, comercial, cultural, tecnologico…). A União Europeia não tem vontade de competir militarmente com os EUA pois valorizam solucões politicas em detrimento de solucões militares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: