INTERNATIONAL PLAYERS

Firmas Multinacionais

Os FILMES no mundo.

A Liberty Global é a empresa mais internacional no mundo, com 97% dos ativos no exterior. A empresa que paga maior volume da salarios no exterior no mundo é a Nestle, e a Vodafone é a com maior quantidade de ativos. Nessa imagem, as areas de atuacão da Liberty Global, que atua nas telecomunicacões e tem sede nos EUA.

Uma Firma Multinacional é uma empresa que possui oiu controla filiais ou ativos em pelo menos dois paises do mundo. Não precisa ser grande. Elas investem diretamente no exterior para adquirir ou controlar outra empresa que se tornará sua filial. Elas são as principais portadoras dos investimentos diretos extrangeiros, e juntamente com o comercia e as finanças internacionais, é um dos principais fatores da globalização contemporânea.

No século XIX, os investimentos diretos no extrangeiro eram raros. Os investimentos eram feitos diretamente aos governos, que investiriam nas industrias locais nascentes. Foi no final do séc. XIX que assistimos a internacionalização das grandes empresas, como a Bayer americana e a Singer escocesa.

A General Eletric é a maior multinacional do mundo. EUA. Eletronica.

Em 1914, na vespera da WWI, ha uma explosao de investimentos diretos no extrangeiro, mais da metade desses investimentos eh no setor de materias primas. Naquela epoca, os investimentos mais comuns eram os de paises desenvolvidos em paises em desenvolvimento.

Depois dessa data, as crises politicas e instabilidades freiaram esse tipo de investimento, e foi necessario esperar o final da IIWW e a decada de 50 para que a economia mundial desse sinais de estabilização e que a economia global voltasse a fluir como no inicio do seculo.

Até os choques do petroleo na decada de 70, as empresas que mais investiam no mundo eram as americanas. Elas lideravam praticamente todos os setores, a diferenca eh que agora, ao contrario do que acontecia antes, a maior parte dos investimentos eh feito eh paises desenvolvidos.

Presidente da Hutchison Wamphoa, maior multinacional dos paises em desenvolvimento, atua em diversas áreas.

Novas tecnologias em informatica aiumentaram o poderio das empresas desse setor, mas permitiram tambem melhorar e expandir as empresas de todos os outros setores. 84% dos investimentos diretos no interior foram feitas por empresas ocidentais em 2007.

Em 2006, mais da metade dos affairs global foram de firmas multinacionais, 56% da producao mundial.

Depois do inicio dos anos 90, houve uma concentração de empresas multinacionais via fusões e aquisicões, principalmente nos setores de materias primas, automoveis, energia, financeiro e telecomunicações.

Os ativos da GE ultrapassam o PIB da Belgica.

Essas empresas tem má reputação, são acusadas de explorar populacoes locais, destruir o meio ambiente e corromper governos. Essas acusacões, por vezes procedentes, não correspondem a maior parte dos IDE, tanto que continuam sendo cobiçados pelos países, que lançam mão de todo tipo de politica para atraí-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: