INTERNATIONAL PLAYERS

ONGS

O Merchandising é uma maneira pouco explorada pela ONU para se financiar. A FIFA é um ator internacional que não dá esse mole.

Sem fins lucrativos, constituidas por pessoas privadas com vontade de agir no dominio internacional, mais precisamente transnacional.

As ONGs se distinguem por adesaos de diferentes nacionalidades, carater associativo volutario.

São muito numerosas, a maior parte vem dos paises do norte, eua ou europa ocidental. Sindicatos e igrejas são ONGs. Tem tendencia a abordar assuntos humanitarios, como a Cruz Vermelha e a Anistia Internacional, Medicos sem frotnteias. Sobre meio-ambiente, a mais conhecida eh o Greenpeace.

Famosas:
Internacional Comunista, Conselho Ecumenico de Igrejas, Uniao dos Estudantes, Comite Olimpico Internacional, ILA (International Law Association), OACI – organizacao da aviacao civil internacional, cruz vermelha, etc.

Uma das mais influentes é a FIFA, que coordena o evento mais televisionado e assistido do mundo, a copa do mundo de futebol.

As ONGs sao regidas pelo direito interno do pais onde ficam sediadas, e nao pelo DI.

Algumas delas tem cadeira na Comissão de Direitos Humanos da ONU, ex, Anistia Internacional, A cruz vermelha participa como obervador da assembleia geral da ONU.

Algumas ONGs sao verdadeiros grupos de pressão. Anistia Internacional frequentemente se opoe aos estados e denunciam seus desrespeitos aos direitos humanos.

Alguns paises tem consiencia da ajuda que essas ongs podem trazer, conseguindo financiamentos para paises do terceiro mundo. Algumas ONGs funcionam como correio entre indivisuos e cidadaos comuns e o mundo. Mesmo que modestamente, isso marca uma grande democratizacão das relacões internacionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: