europa dividida

__________________________

Tito oi líder dos partisans durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde presidente da Iugoslávia durante grande parte da existência do país. Após a sua morte desencadeou-se uma grande guerra civil e desmembramento das repúblicas.[1] Tito foi acusado de atrocidades após sua morte.[2] Após a invasão alemã da Iugoslávia (1941), Tito organizou as forças guerrilheiras na Frente de Libertação Nacional, tais forças guerrilheiras são consideradas movimento de resistência ou partisans. Teve de combater não apenas os países do Eixo como também seus comparsas Ustaše, que formaram um governo croata dependente dos mesmos. Ao fim da guerra, ele surgiu como o líder do novo governo federal. Rejeitou a tentativa de Stalin de controlar ideologicamente os Estados comunistas da Europa oriental (a Iugoslávia não integrava a aliança militar do bloco comunista). Como conseqüência, a Iugoslávia foi desvinculada do Cominform (organização internacional comunista que visava a coordenar as atividades do partido em toda a Europa) e Tito tornou-se um dos principais expoentes do não-alinhamento durante a Guerra Fria. Em 1961, ele promoveu a Conferência Internacional dos Países Não-Alinhados, onde ficou determinado que as nações participantes tomariam uma postura de neutralidade em relação à Guerra Fria.

As relações com a União Soviética foram reatadas em 1955, mas Tito manteve sua independência, experimentando diferentes estilos de organização econômica, incluindo a participação dos trabalhadores na administração das fábricas; que recebeu o nome de autogestão.
Com a chegada de Leonid Brejnev no poder e o apogeu da Détente soviética, a Iugoslávia de Tito teve uma grande subida na diplomacia com a União Soviética, iniciando diversos processos de alianças e cooperações com os soviéticos, mas da mesma forma mantendo-se em seu próprio eixo.
Com sua morte, em 1980, o cargo de presidente da Iugoslávia passou a ser rotativo entre as seis repúblicas mas, por volta de 1989, o sistema encontrava-se em desordem e a unidade do país começou a se desintegrar, em grande parte devido à profunda crise econômica gerada pelo desmoronamento do Leste Europeu e, mais importante, pelo surgimento de partidos ultranacionalistas em todas as repúblicas, principalmente na Croácia e na Sérvia. Estava formado o caldo que jogaria o país, mais tarde, numa brutal e insana guerra civil, com ódios étnicos seculares refletidos em atrocidades cometidas por todos os lados do conflito

O exército vermelho dispõe um grande esforço para intervir no interior dos países em que está presente. Ela controla os meios de comunicação e se opõe as ações que julga contrárias ao seu interesse. Entre 44 e 48 é possivel observar o enraizamento real do regime sovietico nos satelites russos. Churchill denuncia a atividade de stalin dizendo que “uma cortina de ferro baixou sobre a Europa”

From Stettin in the Baltic to Trieste in the Adriatic an iron curtain has descended across the Continent. Behind that line lie all the capitals of the ancient states of Central and Eastern Europe. Warsaw, Berlin, Prague, Vienna, Budapest, Belgrade, Bucharest and Sofia; all these famous cities and the populations around them lie in what I must call the Soviet sphere, and all are subject, in one form or another, not only to Soviet influence but to a very high and in some cases increasing measure of control from Moscow.[4]

Em 47, em resposta as pressoes exercidas pela URSS sobre a Grecia e a Turquia, os EUA rompem seu tradicional isolacionismo e lança a dotrina TRUMAN. em Junho é a unciado o plano Marshall, para reconstruir a europa. Inicialmente, o emprestimo foi oferecido a todos os paises europeus, mas os sovieticos nao aceitaram o emprestimo. Aqui nivamente fica claro que a euroa esta dividida, entre aqueles que aceitaram o emprestimo e aqueles que não.

A doutrina Jdanov é enendida como a declaração da guerra ideologica.

__________________________

Após a tentativa, por parte dos Estados Unidos, de inserir o Plano Marshall em países sob a influência Soviética, classificado por Moscovo como uma «manobra imperalista» dos Estados Unidos, Jdanov formalizou a ruptura entre as duas potências, através da sua doutrina.
Segundo este, o mundo ficou dividido em dois sistemas contrários: um imperialista e anti-democrático, liderado pelos Estados Unidos; o outro, em que reina a democracia e a fraternidade entre os povos, corresponde ao mundo socialista, liderado pela União Soviética.
Em 1947, Jdanov organizou o Cominform, planejado para coordenar os partidos comunistas na Europa. Mas, no ano seguinte, morreu em Moscou, aparentemente de causas naturais — Nikita Khruschov escreveu em sua autobiografia que Jdanov não controlava seu alcoolismo e que, em seus últimos dias, Stalin vociferou para que Jdanov parasse de beber álcool e substituir por suco de frutas. Em 1953, no entanto, alegou-se que Jdanov teria sido vítima da “Conspiração dos Médicos”.
Ele também se tornou parente de Stalin quando seu filho Iúri casou-se com a filha de Stalin, Svetlana Alliluieva. Stalin se incomodava com as críticas de Iúri às teorias científicas de Trofim Lysenko, e não aprovou o casamento.
Até o fim dos anos 1950, o rígido código ideológico de Janov, conhecido como Jdanovismo, definia os limites da produção cultural aceitável na URSS. Na verdade, Jdanov transcendia os objetivos egoístas da censura totalitária: ele pretendia criar uma nova Filosofia da arte para o mundo inteiro. Seu método organizou toda a cultura em um planejamento científico e progressista, no qual um dado símbolo correspondia a um valor moral simplificado. Assim Roland Barthes resumiu a essência da doutrina jdanovista: “O vinho é objetivamente bom. O artista lida com a bondade do vinho, não com o vinho em si”. Atualmente, Jdanov é mais famoso por suas críticas a Dmítri Shostakovitch e Serguei Eisenstein, mas outras artistas menos conhecidos, sem o apoio da opinião pública, sofreram maior perseguição.

__________________________

violento discurso assumindo o compromisso de “defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista”. Estava lançada a Doutrina Truman e iniciada a Guerra Fria que propagou para todo o mundo o forte antagonismo entre os blocos capitalista e socialista. Em seguida, o secretário de estado George Catlett Marshall anunciou a disposição dos Estados Unidos de efetiva colaboração financeira para a recuperação da economia dos países europeus. Truman propôs a concessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países.

Nos paises do leste europeu, os partidos socialistas sao absorvidos pelos paises comunistas, enquanto que os partidos de oposicao de calaram. Na tchecoslovaquia – unico pais a er conhecido um regime democratico antes de 1939, os comunistas tomam o poder a força – “Golpe de Praga”. Na Yuguslavia, Tito e os comunistas deram o grito da independencia sem ajuda e rompem com Stalin. É a primeira rachadura na familia comunismo. Na finlandia, os comunistas tentam conquistar o poder mas fracassam, a URSS retira suas tropas  em 47 e assina um tratado de paz e amizade com helsinki, que tera democracia com politica estrangeira alinhada com a URSS, é a finlandisação.

Conscientes de suas fraquezas diante da URSS, a europa pede aos EUA que garantam sua seguranca. É assinado o PACTO DE BRUXELLAS, em 48 a doutrina Vanderberg autoriza o EUA a aderir, em tempos de paz, a pactos militares e regionais. No ano seguinte PACTO DO ATLANTICO NORTE da origem a OTAN. Em resposta, 6 anos depois, a URSS aparece com o PACTO DE VARSOVIA.

Comments
One Response to “europa dividida”
  1. laudelino da cosa mendes neto disse:

    Na guerra fria é preciso considerar as teorias HEARTLAND e das FIMBRIAS, de Spykman. A estratégia Spykman fica em vigor de 1942 a 1989 e deixa de explorar a PAX AMERICANA. O que vai interessar, ao final, é a conquista geopolítica. Por isso foram criadas OTAN / OTCEN / OTASE .
    Laudelino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: