A Nova Ordem Mundial

Corrida armamentista e Corrida por alianças.

Depois da IIWW, a URSS foi o unico pais que aumentou seu territorio. Em 49, a vitoria da URSS na china reforça consideravelmente o lado sovietico.

Com a entrada da China, existem mais sovieticos que capitalistas no mundo. Os americanos respodem a isso com uma PACTOMANIA, e tenta estabelecer entre os aliados uma rede de aianças.

Assim nasce a OTAN, ainda incompleta sem a Espanha franquista.

O Pacto de Bagdad em 55 entre Turquia, Paquistão, Irã, Iraque e Inglaterra e logo tem a adesão de EUA, esse grupo, rebatizado CENTO, desaparece em 79.

Em 54 o Pacto de Manilla cria a OTASE, Organisação do Tratado do Sudeste da Asia, com EUA, França, Inglaterra, Australia, Nova Zelandia, Paquistã, Filipinas e Tailandia. Ela encerra suas atividades em 73.

Em 57, EUA, Australia e Nova Zelandia começam o ANZUS, que tinha tratados bilaterais com Japão e Coreia do Sul

_____________________
OTAN
A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia, aliança militar do leste europeu. Desta forma, a OTAN tinha, na sua origem, um significado e um objectivo paralelos, no domínio político-militar, aos do Plano Marshall no domínio político-económico. Os estados signatários do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz e contraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países-membros.
Os Estados que integram a OTAN são a Albânia, a Alemanha (República Federal da Alemanha antes da reunificação alemã), a Bélgica, o Canadá, a Croácia, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos da América, a França,[5] a Grécia, os Países Baixos, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, a Noruega, Portugal, o Reino Unido, a Turquia, a Hungria, a Polónia, a República Checa, Bulgária, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Romênia, a Eslováquia e a Eslovénia.
Com o desmoronamento do Bloco de Leste no final dos anos 1980, surgiu a necessidade de redefinição do papel da OTAN no contexto da nova ordem internacional, pois o motivo que deu origem ao aparecimento da organização e o objetivo que a norteou durante quatro décadas desapareceram subitamente.
A organização dedicou-se, pois, a esta nova tarefa, com o objetivo de se tornar o eixo da política de segurança de toda a Europa (isto, é considerando também os países que antes formavam o bloco adversário) e América do Norte. Assim, começou a tratar-se do alargamento a leste (considerando, nomeadamente, a adesão da Polónia, da Hungria e da República Checa) e, em 1997, criou-se o Conselho de Parceria Euro-Atlântica, um órgão consultivo e de coordenação onde têm também assento os países aliados da NATO, incluindo os países da Europa de Leste o que desagrada à Rússia ao ver afastar-se da sua esfera de influência.
Em Março de 1999, formalizou-se a adesão da Hungria, da Polónia e da República Checa, três países do antigo Pacto de Varsóvia. Em Março de 2004 aderiram a Bulgária, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Romênia, a Eslováquia e a Eslovénia. No dia 1 de Abril de 2009 aderiram à Organização a Albânia e a Croácia.
Na actualidade a Aliança Atlântica exerce grande influência nas decisões políticas europeias.
____________________________
PACTO PRO-OCIDENTE NO ORIENTE MEDIO 1955
CENTO / METO

Em fevereiro de 1955, o Iraque concluiu com a Turquia o Pacto de Bagdá, um acordo de segurança mútua. Os planos para transformar a aliança em um sistema de defesa do Oriente Médio fizeram com que os dois países convidassem os outros Estados árabes, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Paquistão a aderir ao pacto. A Grã-Bretanha juntou-se a aliança em Abril, o Paquistão tornou-se um signatário em Setembro e o Irã, em Novembro. Naquele mês, as cinco naões estabeleceram a Organização do Tratado do Oriente Médio. O Iraque alinhou-se formalmente com os ocidentais, pondo fim a veleidade de aproximação com a URSS e o Egito não-alinhado de Gamal Abdel Nasser (cuja revolução dos Oficiais Livres triunfara recentemente no Cairo, pondo termo ao regime pró-britânico do corrupto rei Faruk). A Pax-Britânica estava condenada.

The Central Treaty Organization (also referred to as CENTO, original name was Middle East Treaty Organization or METO, also known as the Baghdad Pact) was adopted in 1955 by Iran, Iraq, Pakistan, Turkey, and the United Kingdom. It was dissolved in 1979.

Modeled after the North Atlantic Treaty Organization (NATO), CENTO committed the nations to mutual cooperation and protection, as well as non-intervention in each other’s affairs. Its goal was to contain the Soviet Union (USSR) by having a line of strong states along the USSR’s southwestern frontier. Similarly, it was known as the ‘Northern Tier’ to prevent Soviet expansion into the Middle East.[4] Unlike NATO, CENTO did not have a unified military command structure, nor were many U.S. or UK military bases established in member countries, although the U.S. had communications and electronic intelligence facilities in Iran, and operated U-2 intelligence flights over the USSR from bases in Pakistan. The United Kingdom had access to facilities in Pakistan and Iraq at various times while the treaty was in effect. In addition, Turkey and the U.S. agreed to permit American access to Turkish bases, but this was done under the auspices of NATO.

On July 14, 1958, the Iraqi monarchy was overthrown in a military coup. The new government was led by General Abdul Karim Qasim who withdrew from the Baghdad Pact, opened diplomatic relations with Soviet Union and adopted a non-aligned stance; Iraq quit the organization shortly thereafter. The organization dropped the name ‘Baghdad Pact’ in favor of ‘CENTO’ at that time.

The Middle East and South Asia became extremely volatile areas during the 1960s with the ongoing Arab-Israeli Conflict and the Indo-Pakistani Wars. CENTO was unwilling to get deeply involved in either dispute. In 1965 and 1971, Pakistan tried unsuccessfully to get assistance in its wars with India through CENTO, but this was rejected under the idea that CENTO was aimed at containing the USSR, not India.

CENTO did little to prevent the expansion of Soviet influence to non-member states in the area.

The Iranian revolution spelled the end of the organization in 1979, but in reality, it essentially had been finished since 1974, when Turkey invaded Cyprus. This led the United Kingdom to withdraw forces that had been earmarked to the alliance

_______________________________
SEATO
Organização do Tratado do Sudeste Asiático (inglês: The Southeast Asia Treaty Organization – SEATO) foi uma organização internacional para defesa coletiva, criada pelo Tratado de Defesa Coletiva do Sudeste Asiático ou Pacto de Manila, assinado em 8 de setembro de 1954. A organização formal da SEATO foi estabelecida num encontro em Bangkok, Tailândia, em fevereiro de 1955, onde seu quartel-general foi estabelecido, sendo seu objetivo principal bloquear possíveis avanços comunistas no sudeste da Ásia. A organização foi dissolvida em 30 de junho de 1977.
A organização foi planejada para ser uma versão asiática da OTAN, na qual as forças militares de cada um de seus membros seriam coordenadas para fazer aconjuntamente a defesa de cada um dos países signatários. A SEATO usava partes das forças armadas de cada país-membro para manobras militares conjuntas anuais.

NOVAS AREAS DE COMPETICAO
A descolização abriu novas areas de competição americanos x sovieticos. Essa competição apresentou vantagens para os paises do terceiro mundo, uma alternativa de aliança se a outra não estiver satisfatória. EUA e URSS exauriram suas reservas economicas aí. Depois, elas herdaram pesados compromissos assumidos numa epoca mais florida, e não conseguem honrar todos os seus compromissos ao mesmo tempo. Esse efeito e conhecido como Strategic Overstrech, é resultado comum de uma superxepansão imperial.
FIM DA CLIVAGEM LESTE /OESTE.
A URSS caiu primeiro, pois não conseguiu carregar seu fardo imperial. Se mostrou um colosso com pes de argila, devido principalmente ao fato de que prorizou investimentos militares. Gorbatchev disse ” A Perestrika liberará a Russia do pesado fardo de uma hipermilitarizacão insuportável”.
O lado ocidental conserva varias de suas estruturas: OTAN, UEO, a Comunidade Europeia. O bloco do leste viu sumir o Pacto de Varsovia. Isso não significou paz na europa, uma vez que ele se viu logo lançada nas guerras balcânicas.
Em escala mundial, os conflitos não terminaram, mas assumiram novas formas. Num mundo globalizado, unipolar não significa que qualquer estado não possa exercer poder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: