A ordem mundial em 1945

O mundo de 1945 não tem mais nada a ver com o de 39. Pela primeira vez em cinco séculos a europa não é mais o centro do mundo. Enquanto os estados unidos assumem a liderança do mundo, a URSS extende sua zona de influencia.

A Europa não é mais senhora de seu destino, pois se tornou objeto de disputa entre EUA e URSS.

Todos os paises europeus, vencedores e vencidos, mergulharam numa crise economica. O PIB da Alemanha era agora um terço do que era antes da Guerra. O Francês, era 50%.

A Alemanha foi quase interiamente destruida e está nesse monento ocupada e sem governo. As opções são transforma-la num estado agricola ou repartila entre os vencedores.

A Italia, depois de sua aventura como potencia chave, esta renegada a arraia-miuda internacional.

Pobre França. O Reino Unido foi o único país que enfrentou a guerra do inicio* ate o final, no e ntando a libra esterlina deixou de ser a moeda mundial de referencia.

__________________________
POLITICA DO APAZIGUAMENTO
Impressionados com o elevado custo em vidas humanas da Primeira Guerra Mundial, grupos políticos europeus convenceram-se de que a paz com a Alemanha deveria ser mantida a qualquer custo, mesmo que tivessem que ignorar as constantes violações de Hitler a diversos tratados internacionais. O auge desta política deu-se na Conferência de Munique, de 1938, na qual o Primeiro-Ministro britânico Neville Chamberlain aceitou as garantias oferecidas por Hitler para manter o equilíbrio europeu, sacrificando a Tchecoslováquia à Alemanha. A invasão da Polônia, em 1939, demonstrou o fracasso da política de apaziguamento, o que causou a derrota de Chamberlain num voto de censura na Câmara dos Comuns contra Winston Churchill em 1940.

Os imperios coloniais vacilam. A idéia defendida por Hitler de Autodeterminação dos Povos se espalhou com força durante a guerra.

>>> Hitler usou o argumento da autodeterminação dos povos para tentar unificar os povos de lingua alemã.

Apesar de ter oerdido 26.000.000 de soldados em guerra, a URSS saiu fortalecida pela expansão territorial. ( Bessarabia, um pedaço da Filandia, da Polonia, Balkãs,  etc etc)

Para os EUA o final da segunda guerra significou a acensão à liderança mundial. Se o New Deal tinha anulado os efeitos da recessão causada pelo crash de 1929, o fim da guerra dinamizou a economia americana. Os EUA foi o unico pais que saiu da WWII mais rico do que entrou. A partir de agora é o Dollar, e não o Libra, a moeda de troca internacional.

Os EUA foram o 1 pais a ter a bomba nuclear.

Eles entenderam que as politicas isolacionistas americanas tinham de alguma forma contribuido para a catastrife do WWII, e isso não se repetiria novamente. Desde logo eles viram que seria importante participar da reconstrucão da europa e defendê-la de um novo inimigo – o comunismo. A doutrina Truman remodela o mundo.

__________________________

YALTA

A Conferência de Yalta, ocorrida em fevereiro de 1945, a segunda rodada do encontro entre os três senhores do Mundo – Roosevelt, Churchill e Stalin – foi a mais famosa de todas as conferências da Segunda Guerra Mundial, pois nela deu-se a partilha do mundo entre os Três Grandes, nas vésperas da vitória final da Grande Aliança sobre as forças do Eixo. As decisões que foram tomadas naquela ocasião tiveram efeitos diretos e duradouros sobre povos e nações do mundo inteiro pelo meio século seguinte.

Charles de Gaule não foi convidado a participar mas a França não foi esquecida, ganhou uma zona de ocupação na Alemanha e um dos cinco assentos permanentes do CSNU.

__________________________

POTSDAM

A Conferência de Potsdam ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de Julho e 2 de Agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da II Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio. Os objectivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e o contornar os efeitos da guerra.

__________________________

TEERÃ

A Conferência de Teerã, realizada entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro de 1943, foi o primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial que reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do Mundo da época: Josef Stálin, da União Soviética; Winston Churchill, do Reino Unido; e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos. Além de lançarem bases de definições de partilhas, decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas, o que concretizou no desembarque dos Aliados na Normandia. Deliberou-se ainda sobre a divisão da Alemanha e as fronteiras da Polônia ao terminar a guerra, além de se formularem propostas de paz com a colaboração de todas as nações. Estados Unidos e Inglaterra reconheceram, ainda, a fronteira soviética no Ocidente, com a anexação da Estônia, da Letônia, da Lituânia e do Leste da Polônia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: