Lula critica ONU e pede debate sobre Ilhas Malvinas

Presidente questiona soberania inglesa e silêncio das Nações Unidas.Conselho representa interesses políticos da 2ª Guerra Mundial, diz Lula.

Do G1, em São Paulo*

Em encontro no México, Lula abraça a presidente do Chile Michelle Bachelet e o presidente do México, Felipe Calderón. (Foto: Ronaldo Schemidt/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (23) o início de um debate na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a polêmica envolvendo a exploração petroleira nas Ilhas Malvinas por uma empresa britânica, criticada pela Argentina.

Lula fez a declaração na Cúpula do Grupo do Rio, no México, evento no qual os 32 países da América Latina e do Caribe estiveram reunidos. No encontro, os representantes aprovaram por unanimidade a reivindicação da Argentina pela soberania sobre as ilhas.

Durante a cúpula, Lula disse não ser possível que a Argentina não tenha soberania sobre as Malvinas e que esse direito seja exercido por um país a 14 mil quilômetros de distância.

“Qual é a explicação política das Nações Unidas para que não tenham tomado uma decisão? Será o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a razão para que eles podem tudo e os outros não podem nada?”, indagou Lula.  “É necessário que comecemos a lutar para que o secretário-geral das Nações Unidas reabra este debate com muita força dentro das Nações Unidas”, afirmou.

“Não é possível que as Nações Unidas continuem com um Conselho de Segurança que seja representado pelos interesses políticos da Segunda Guerra Mundial, que não levem em conta todas as mudanças que ocorreram no mundo”, disse Lula.  “A ONU se distancia e os países individualmente se ocupam de seus assuntos, porque a ONU perdeu representatividade”, afirmou.

(* Com informações da Reuters e da EFE)

Anúncios
Comments
6 Responses to “Lula critica ONU e pede debate sobre Ilhas Malvinas”
  1. riodwelling disse:

    Esse comentário pode dar pano pra manga… eeer… quer dizer, pra questão no ano que vem!

  2. Rei disse:

    gestei minha televisao nessa noticia ontem! e ta rolando mais um bafo. eles tao querendo sustiruir a oea.

  3. riodwelling disse:

    Acho difícil se querer substituir uma pela outra… Na verdade, acho mesmo uma bravata midiática se dizer que a criação desta é afronta aos EUA ou tentativa de diminuir aquela.

    O que temos é um grupo de países que, no âmbito da OEA, tem um padrão de desenvolvimento diferente e que se articulam em torno de pilares diferentes de, por exemplo, uma segurança continental. Tão diferentes que são, as organizações não poderiam ser substituíveis.

    No mais, existe todo um arcabouço jurídico por trás da OEA que não seria jogado no lixo, como a Corte Inter-americana de Direitos Humanos, o TIAR, etc. Por que seria?

  4. Rei disse:

    cara, nao lembro mais o que eu ia dizer… rio dwelling me incomoda muito. muda isso? o pior é que eu leio rio suellen. RIO SUELLEN. parece hotel pernambuco.

  5. Rei disse:

    bom, eu vou prefiro opinar sobre essas coisas ao vivo (oea), porque as minhas opiniões não se escreve.

  6. MANOEL disse:

    HÉ… MANDA QUEM TEM A BOMBA BESTIAL, SATÃNICA, INFERNAL… É POR ISSO, E POR MAIS AQUILO, QUE OS PAÍSES SE ARMAM ATÉ OS DENTES… NESTE MUNDO DOS MAIS FORTES, OS FRACOS QUE SE CUIDEM!!!!!!!!! É ISSO MESMO. OS ARGENTINOS PUCHA SACOS DOS EUROUPEUS; NAS DÉCAS DE 30,40, ESTC. ETC. NEM DAVAM BOLA PARA O BRASILE – EM SEUS JORNAIS, A MANCHETE TODA ERA DA EUROPA, NEM PARECIAM QUE ESTAVA NO RABO FEDORENTO DA AMÉRICA DO SUL. NOS CHAMAVAM DE MACAQUITOS PREJORATIVAMENTE… MAS OS TEMPOS SÃO OUTROS, NÓS BRASILEIROS, GOSTAMOS DOS ERMANOS ARGENTINOS… NÃO GUARDAMOS MÁGUAS POR QUE SOMOS BRASILEIROS; ESTA É NOSSA MARCA… CUIDADO COM OS INGLESES!!!!! NA GUERRA DAS MALVINAS, ELES QUERIAM INVADIR O NOSSO ESPAÇO COM UM AVIÃO VULCAN, MAS FOI IMPEDIDO PELO PRESIDENTE FIGUEREDO. ESSE AVIÃO TRASNPORTA BOMBAS ATÕMICAS, SE VC NÃO SABIA, AGORA SABE. POR QUE UM VULCAN QUERIA PASSAR PELO BRASIL? EU NÃO SEI, SE ELE TINHA ESSA PESTE DENTRO DELE OU NÃO. “O SÁBIO PILOTO ” FOI AVISADO PARA POUSAR, OBDESCEU E TUDO TERMINOU BEM GRAÇAS A DEUS… SERÁ QUE VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO POR CAUDSA DO PETRÓLEO? AINDA BEM A NOSSA AMAZÔNIA NÃO TEM RIQUEZAS PARA SEREM COBIÇADAS, ELES SÓ DESEJAM SAÚDE, PAZ E AMOR PARA OS INDIOS BEIÇO DE PAU E MAIS NADA… IMAGINA SE NA AMAZÔNIA TIVESSE OURO DIAMANTE PETRÓLEO, MADEIRA, PLANTA MEDICIANAL, AGUA EM ABUNDÂNCIA E UM ACUIFE, QUE SERIA DE NÓS SEM PODER DE DEFESA CONTRA ELES… ESTÁ NA HORA DA ARGENTINA APOIAR O BRASIL NA ONU; ELA É A ÚNICA DA AMERICA DO SUL QUE NÃO APOIA O BRASIL, A TER UMA CADEIRA NA O N U; NÃO SEI POR QUE…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: