Descolonização e Emergência do Terceiro Mundo

Os imperios coloniais começaram a desaparecer no dia seguinte ao fim da WWII. Os estados colonizadores usaram as populações de suas colônias na guerra e prometeram recompensas. Também, URSS e EUA, que emergiram como líderes no pós-guerra, não eram impérios coloniais e se mostravam hostis a esse sistema.

Rei Manelik da Etiópia 1896.

Entre 45 e 53, ocorreu uma primeira onda de descolonizações, principamente na ásia e oriente próximo. Na índia, surge a figura de Gandhi. A independencia da colonia inglesa indiana faz surgir dois estados, a India e o Pakistão, esse último de maioria mussulmana. Essa divisão não acontece sem afrontamentos e massacres. Na indochina, Ho Chi Mihn grita a independência do Vietnam logo em 1945.

Em 1955, em bandung, 29 países da África se reunem na Indonesia. Eles se entendem sobre os seguintes temas:

- Respeito a integridade territorial e soberania,

-Não agressão

- Não-ingerência nos assuntos internos.

- Igualdade e vantagens mútuas.

- Coexistência Pacífica.

Nessa conferência, viu-se morrer o complexo de inferioridade as populações africanas e asiaticas face ao mundo ocidental. Foi condenado o colonialismo e celebrou-se a defesa dos direitos humanos, a igualdade entre as raças, o direito de se defender sozinho, e de ser independente da URSS e dos EUA.

Esses 29 paises que participaram de bandung representavam 50% da populacao do mundo e 8% do PIB. Em 61 é lançado o movimento dos paises não alinhados, que era um prolongamento de bandung.

Logo os nao alinhados se dividiram em 3: não alinhados porem sovieticos, na alinhados porem ocidentais e não alinhados.

Na Assembleia Geral da Onu, os paises descolonizados já eram maioria, e asseguraram uma sgunda onda de descolonizações, que tocou principalmente a Africa.

A resolução n XV proclamou em 60 e direito a descolonizacao imediata e incondicional.

A falta de preparacao politica, economica e social não pode servir de desculpa para as descolonizações de 75, que foram retardadas pelas politicas portuguesas.

Em 74,  surge na AG da ONU o grupo dos 77, com proclamações importantes, como a “soberania permanente sobre as riquezas naturais” A ideia e corrigir as trocas desiguais e revalorisar o preco das materias primas. As demandas faziam sentido e havia possibilidade real de que as coisas mudassem, mas no mesmo ano, a OPEP quadruplicou o preco do petroleo, e as outras materias primas acabram desvalorizadas novamente. A partir dai, a principal demanda desses paises passou a ser desenvolver a industria local, oferencendo como diferenciais, sua mao de obra barata. A maior parte das empreitadas deu errado, devido a erros de gestão. Hoje se entende que materias primas pode ser uma bencão ou uma maldicão para um pais, pois pode ser raão de corrupção e guerra civil.

About these ads
Comments
One Response to “Descolonização e Emergência do Terceiro Mundo”
  1. Cláudia disse:

    Este artigo aborda o assunto de forma muito superficial tornando inútil o estudo do tema .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: